Anel Intracorneano: Indicações, Benefícios e Quando é Recomendado

O anel intracorneano é uma alternativa terapêutica eficaz para pacientes com deformidades na córnea, especialmente em casos de ceratocone. Trata-se de um dispositivo semicircular, implantado na córnea com o objetivo de remodelar sua curvatura, melhorar a qualidade visual e reduzir a dependência de lentes corretivas.

🩺 O Que É o Anel Intracorneano?

O anel intracorneano (também chamado de anel de Ferrara ou anel de intacs) é implantado no estroma da córnea, em uma região chamada túnel corneano, geralmente por técnica de laser femtosegundo ou manual. Ele atua modificando a curvatura da córnea de maneira controlada, regularizando sua forma e proporcionando melhor foco da luz na retina.

 Principais Indicações do Anel Intracorneano

Segundo as diretrizes do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e da Academia Americana de Oftalmologia (AAO), as principais indicações incluem:

  1. Ceratocone em Estágio Inicial a Moderado

É a indicação mais comum. O anel pode retardar ou até evitar a necessidade de transplante de córnea em casos selecionados.

  1. Intolerância ao Uso de Lentes de Contato

Pacientes com ceratocone que não conseguem se adaptar ao uso de lentes rígidas ou gás-permeáveis podem se beneficiar com a regularização da córnea proporcionada pelo anel.

  1. Ectasias Corneanas Pós-Cirurgia Refrativa

Como o ectasia pós-LASIK, quando há afinamento progressivo e abaulamento da córnea.

  1. Astigmatismos Irregulares

Em alguns casos selecionados, o anel pode ser indicado para regularização óptica da córnea com astigmatismo assimétrico.

🚫 Contraindicações

  • Ceratocone avançado com cicatrizes corneanas
  • Espessura corneana insuficiente no local da implantação
  • Doenças oculares ativas (infecções, inflamações)
  • Presença de doenças sistêmicas autoimunes não controladas

📈 Resultados Esperados

O objetivo principal do anel intracorneano é melhorar a qualidade visual e aumentar a regularidade da córnea. Em muitos casos, o paciente ainda usará óculos ou lentes, mas com maior conforto e melhor acuidade visual. A cirurgia é reversível, e o anel pode ser retirado ou trocado, caso necessário.

📚 Referência Científica

  • Gomes, J. A. P. et al. (2017). Ceratocone: Diagnóstico e Conduta Terapêutica– Diretrizes do Conselho Brasileiro de Oftalmologia. Bras. Oftalmol., 76(suppl 1): 1–23.
  • American Academy of Ophthalmology. (2023). Cornea/External Disease Preferred Practice Pattern® Guidelines.

Acompanhe dicas, novidades e resultados reais no Instagram da Dra. Vanessa Favero.

@dra.vanessaoftalmo

Conteúdo educativo sobre saúde ocular, tecnologias em oftalmologia e histórias de transformação dos pacientes.

© 2025 Dra. Vanessa Favero Demeda. Todos os direitos reservados.